Programa PAE

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005, destina-se exclusivamente a alunos de Pós-Graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de Mestrado e Doutorado.
Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação e sua composição consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência.
O Programa é obrigatório para os todos os bolsistas CAPES (cujo regulamento solicita a realização de um estágio pedagógico) e é opcional aos demais alunos.

• Preparação Pedagógica

A Preparação Pedagógica é realizada em uma disciplina PAE.
Existe a possibilidade dos nossos alunos realizarem disciplinas PAE de outros programas que servem para a preparação pedagógica. Neste link você poderá acessar todas as disciplinas PAE aprovadas na USP .

Abaixo a relação das disciplinas da EESC que estão válidas e aptas a receberem matrícula como disciplina PAE no segundo semestre:

SEL 5720 – Preparação Pedagógica
SEM 5892 – Metodologia e Pesquisa Bibliográfica
SEP 5823 – Métodos e Tecnologias para Apoiar o Processo de Ensino e
Aprendizagem em Engenharia
SET-5927 – Preparação Pedagógica: Estratégias de Ensino em Engenharia de Estruturas
SGS 5833 – Preparação Pedagógica: Ensino em Geotecnia
SHS 5722 – Metodologia do Ensino de Engenharia
STT 5893 – Estratégias Instrucionais

Na oportunidade, lembramos que a disciplina da etapa de preparação pedagógica, que é pré-requisito para o aluno se inscrever no PAE, deve estar finalizada antes do início do estágio PAE.

• Estágio Supervisionado em Docência

O aluno tem de ser aprovado na disciplina da preparação pedagógica para poder realizar o Estágio Supervisionado em Docência. Ou seja, o estágio em alguma disciplina da graduação sob a supervisão de um professor. Neste período você pode receber uma bolsa adicional a ser acumulada com a bolsa de pesquisa. No entanto, você pode participar de um estágio supervisionado como voluntário em um semestre, o que dará vantagem para você receber a bolsa em um próximo semestre.

Ao final do estágio, depois de cumpridas as formalidades, os participantes que obtêm aproveitamento satisfatório têm direito a um certificado e, a critério da Comissão de Pós-Graduação, poderão receber créditos pela atividade.

O Programa é opcional aos alunos de Pós-Graduação da Universidade, exceto àqueles que são contemplados pela Bolsa Demanda Social da CAPES, cujo regulamento solicita a realização de estágio.

• Informações adicionais

Para maiores informações, acesse o link que descreve o programa PAE na EESC. Neste link estão todas as instruções para inscrição.

ATENÇÃO: Fiquem atentos ao edital semestral do PAE. Ele sempre é lançado no semestre anterior com bastante antecedência. Visitando constantemente o link acima, você poderá saber se o edital do próximo semestre já foi lançado ou não (na aba “documentos”).