Disciplinas e Material On-line

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PPG-ET) compõe-se de duas grandes áreas de concentração:  Planejamento e Operação de Sistemas de Transportes e Infraestrutura de Transportes.
A estrutura curricular prevê dois conjuntos de disciplinas: um conjunto de disciplinas obrigatórias e um conjunto de disciplinas optativas. As disciplinas obrigatórias devem ser cursadas por todos os alunos e visam criar uma base comum de conhecimentos relativos aos princípios básicos da engenharia de transportes, de estratégias instrucionais e de comunicação técnica. As disciplinas optativas, escolhidas pelo aluno, em comum acordo com seu orientador, servem para aprofundar seu conhecimento em aspectos específicos de interesse para a pesquisa de mestrado ou doutorado.
O conjunto de disciplinas obrigatórias varia entre as duas áreas de concentração, para melhor atender a especificidade de cada área. O conjunto básico, que deve ser cursado por alunos das duas áreas, compreende as seguintes disciplinas:

  • STT5859 Tecnologia dos Transportes ( 1º.. semestre), que aborda tópicos de economia de transportes; oferta, demanda e equilíbrio entre oferta e demanda; modelos de locomoção veicular e consumo energético por veículos de transporte; fatores humanos; modelagem matemática de fluxos veiculares; capacidade e nível de serviço em rodovias; semaforização e controle de tráfego em cruzamentos semaforizados.
  • STT5850 Tópicos de Engenharia de Transportes I ( 1 º. semestre), direcionada primordialmente para alunos de mestrado e que consiste numa série de seminários e discussões a respeito de pesquisa em engenharia de transportes;
  • STT5893 Estratégias Instrucionais ( 2º. semestre), direcionada para alunos de doutorado e mestrado, em que se discutem estratégias para comunicação e ensino.
  • STT5861 Fundamentos sobre a Infraestrutura de Transportes (1º semestre), que trata dos aspectos ligados ao projeto de vias de transporte (pavimentação, drenagem, projeto geométrico etc.).

Alunos de doutorado que comprovem ter cursado disciplinas equivalentes às obrigatórias, no mestrado, são dispensados de cursá-las novamente.
As disciplinas optativas constantes do catálogo de disciplinas oferecidas no 1º semestre de 2017 e no 2º semestre de 2017 informações adicionais podem ser obtidas no Sistema Janus Web. Todas as disciplinas optativas podem ser cursadas por alunos de mestrado ou de doutorado e estão abertas para alunos das duas áreas de concentração. As disciplinas optativas que, normalmente, são oferecidas no 2º. semestre de cada ano podem ser vistas (aguardem); entretanto podem sofrer alteração até a publicação oficial, que ocorre no mês de julho.
Os alunos do doutorado cursam apenas disciplinas optativas, por já terem cursado as disciplinas optativas no mestrado. Caso tenham realizado o mestrado em outra instituição, deverão cursar também, as disciplinas obrigatórias.
Além das disciplinas optativas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, o Regimento da USP permite que alunos de pós-graduação cursem disciplinas oferecidas por qualquer programa de pós-graduação da USP. Essa provisão é particularmente adequada para os casos em que a pesquisa requer conhecimentos fora da área de engenharia de transportes.

Além disso, o regimento da USP também permite que até 30% dos créditos mínimos possam ser obtidos fora da USP. Essa provisão é particularmente útil para os alunos que realizam estágios sanduíche, por permitir a inclusão de créditos obtidos durante o estágio no exterior.