Possibilidade de Bolsa

Os candidatos a aluno regular junto ao programa de mestrado e doutorado podem participar do processo seletivo para bolsa de estudos. Para isso devem declarar no ato da inscrição o seu interesse em participar deste processo.

O processo de seleção de bolsistas é conduzido pela Comissão de Bolsas do Programa e seguem os mesmos critérios e pontuação para classificação utilizados no Processo Seletivo para ingresso no Programa. A distribuição é associada  ao mérito do aluno e à disponibilidade de bolsa por área de pesquisa do Programa.

As bolsas que fazem parte deste processo são oriundas da CAPES, do CNPq e Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP. Bolsas de outras agência, como FAPESP, ou oriundas de  projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento Científico) são geridas pelos próprios orientadores do Programa.

Critérios

Critérios e Sistemática para a Seleção de Candidatos a Bolsas CAPES, CNPq e Pró-Reitoria (Mestrado e Doutorado) e Renovação das Bolsas

A Comissão de Bolsas e a Comissão de Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes são responsáveis por realizar a distribuição das bolsas através da classificação dos interessados (alunos regulares do programa sem bolsa ou ingressantes) e atende a PORTARIA CAPES nº. 76, de 14 de abril de 2010.

Período de Concessão inicial:

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes atende ao Art. 5 º. da Portaria N º. 76 da CAPES, que preconiza a concessão de bolsa pelo período de 12 meses.

As bolsas podem ser renovadas anualmente, por 12 meses, até atingir o limite de 48 (quarenta e oito) para o doutorado, e de 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado, mais detalhes em Renovação e manutenção da bolsa.

 

Avaliação


Avaliação do desempenho acadêmico do pós-graduando

A avaliação do desempenho acadêmico do pós-graduando pela Comissão de Bolsas e Seleção do Programa, ocorrerá semestralmente.

 

Renovação da Bolsa


Critérios para a renovação da Bolsa

Renovação e manutenção da bolsa:

As bolsas podem ser renovadas anualmente, por 12 meses, até atingir o limite de 48 (quarenta e oito) para o doutorado, e de 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado, se atendidas as seguintes condições:

A renovação por mais 12 meses é prioridade para os bolsistas e condicionada ao:

–  Preenchimento do Relatório de Acompanhamento do Bolsista e indicação do interesse na renovação da bolsa;
–  Aprovação do Relatório de Acompanhamento do Bolsista pelo orientador;
–  Apresentação de produção derivada da dissertação ou tese em andamento e outros critérios adotados pela Comissão de Bolsas.

Cancelamento:

Situações que justificam o cancelamento da bolsa pela Comissão (mais informações na disciplina STT5899):

– Coeficiente de rendimento insuficiente,
– Duas reprovações registradas em disciplinas,
– Reprovação no exame de qualificação.
– Deixar de atender as exigências estabelecidas pelo Regulamento da Pós-Graduação da USP, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, da Comissão de Bolsas do Programa e do orientador.

O Art. 15 da  PORTARIA CAPES nº. 76, de 14 de abril de 2010 prevê que no âmbito da Instituição de Ensino Superior (IES), a Comissão de Bolsas do Programa poderá proceder, a qualquer tempo, a substituição de bolsistas. A Comissão de Bolsas e Seleção do Programa se reserva no direito de cancelar a bolsa ou realizar substituição do bolsista, caso a avaliação do desempenho acadêmico do pós-graduando seja considerado insatisfatório.

Inscrição para Bolsa

Resultado

Importante: as bolsas CAPES do Programa não podem ficar vacantes no sistema da CAPES, de forma que, o Programa se reserva o direito de realizar o remanejamento das bolsas atribuídas inicialmente aos alunos, se preciso for, para que não ocorra corte de bolsas.

Classificação para atribuição de bolsas DOUTORADO (Edital 2º Semestre 2017) – RESULTADO 

Resultado da atribuição de bolsas MESTRADO – ingressantes no edital 01/2017 – clique aqui.

Resultado da atribuição de bolsas MESTRADO – ingressantes no edital 02/2017 – clique aqui.
Todos os candidatos contemplados DEVEM ter uma conta no Banco do Brasil, já aberta, para a implementação da bolsa. Sem esta informação, as agências de fomento podem cancelar a cota de bolsas do programa.

Termos de compromisso

Os termos de compromisso para bolsas estão disponíveis, conforme seguem abaixo:
(a secretaria dispõe de formulários impressos)

TERMO DE COMPROMISSO BOLSISTA CAPES

TERMO DE COMPROMISSO BOLSISTA CNPq