Palestra sobre o INCT GNSS NavAer, dia 05.04.2019

A palestra “Os múltiplos usos do GNSS e o INCT GNSS NavAer” será proferida pelo professor João Francisco Galera Monico, professor Titular do Departamento de Cartografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) de Presidente Prudente. Na ocasião será abordado o conceito de Global Navigation Satellite System (GNSS) e seus múltiplos usos factíveis de serem explorados, indo além das aplicações convencionais. Dentre as aplicações não convencionais serão apresentados GNSS Meteorologia, GNSS para estudos da Ionosfera, dentre outras. Adicionalmente será destacado o projeto aprovado dentro da chamada INCT-MCTI, denominado Tecnologia GNSS no Suporte à Navegação Aérea (GNSS NavAer), incluindo seus objetivos e resultados.

O Professor Galera possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), Mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1988) e Doutorado em Engenharia de Levantamentos e Geodésia Espacial pela IESSG Univeristy of Nottinhgam (1995). Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geodésia, principalmente em Geodésia Celeste, GNSS para Geodésia e Monitoramento da Atmosfera.

A palestra, aberto a todos os interessados, ocorrerá no dia 05 de abril, às 8:30hrs, no anfiteatro II do Departamento de Engenharia de Transportes da EESC, localizado na área 1 do campus da USP em São Carlos, situada na Av. Trabalhador são-carlense, 400. Também será transmida ao vivo pelo canal YouTube do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, que pode ser acessado pelo link: https://youtu.be/rRiLc_HsUNM.