ORCID e avaliação dos Programas pela CAPES

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes passou a solicitar aos alunos, desde outubro de 2016, a inscrição na ORCID.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) passou a solicitar, em 2017, dos candidatos a bolsas e financiamentos de seus programas internacionais, o código de cadastro na ORCID (Open Research and Contributors Identification, ou Identificação Aberta de Pesquisa e Colaboradores).

Segundo a CAPES, a adoção do código é uma tendência mundial das organizações ligadas a pesquisa. Em 2015, um grupo de grandes editoras científicas passou a exigir o código no processo de submissão de artigos científicos. Isso é possível porque o identificador pode ser utilizado para inscrição em processos seletivos e submissão de trabalhos em periódicos acadêmicos em diversas plataformas. Quem se inscreve na ORCID, além de receber o código, conta com um espaço para construir um perfil de sua produção e sua trajetória profissional, semelhante a um currículo.

Com a adoção do identificador, a CAPES informa que pretende aperfeiçoar requisitos de seleção e a avaliação de resultados dos programas.